domingo, 3 de abril de 2011

Motivação e Ouvir as pessoas

Alguns anos atrás fiz uma pesquisa e artigo sobre Motivação e Ouvir as pessoas, será que realmente as pessoas sabem ouvir? Será que ouvir o outro motiva as pessoas? Todos sabemos que a falta de comunicação é um fator preponderante para problemas organizacionais, mas o que isso pode gerar? Simplesmente pode gerar a insatisfação. Imagine você conversando com seu amigo e do nada você percebe que ele não lhe dá a devida atenção a conversa, qual sua reação? Reclamar, Ficar bravo(a) ou simplesmente insatisfeito(a). Agora pense como podemos ligar a falta de comunicação com insatisfação e motivar as pessoas? Uma das teorias que acho muito interessante para falar sobre isso é a teoria da expectativa de Vroom, acho que ela se encaixa muito bem nas organizações e com os colaboradores. Para quem não utiliza tal teoria, lá vai a idéia básica de Vroom: "Vroom acredita que as expectativas das pessoas são ligadas aos desejos de conquistarem objetivos e realizar suas próprias vontades." Exemplo: Um colaborador possui um forte desejo de comprar um automóvel zero quilômetro. Se este desejo for possível o individuo trabalhará com afinco na vontade de realizar esta vontade, pois ele tomará todas as medidas possíveis para conquistar a compra deste veículo, que nada mais é do que seu desejo. Caso este desejo não seja acessível, provavelmente o individuo encontrará dificuldades no que resultará falta de motivação para realizar o desejo. Você deve estar a pensar, mas o que isso tem haver com motivação, insatisfação e não ouvir as pessoas? A comunicação é apontada por diversos colaboradores como um problema e é sabido que um problema pode atuar na motivação de um colaborador. Agora vamos pensar em como a comunicação é falha dentro da organização, o que isso pode gerar? Simplesmente o insucesso para a busca de resultados, por essa razão o Gestor de Pessoas deve olhar com muita atenção para alguns atos como: ato de comunicar-se, saber ouvir, criar um ambiente propício para o surgimento de idéias, respeitando o colaborador, enfim, ter dentro do ambiente organizacional os caminhos claros e concisos de uma boa comunicação, e assim ter um ambiente favorável para a motivação de todos dentro da empresa. Me diga que não gosta de ser ouvido? Abraços e até a breve, Michel Fabiano

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